domingo, 10 de maio de 2009

Exposição que mostra sexo com cadáveres gera polêmica em Berlim

Gunther von Hagens e um dos displays da exposição (Foto: Gunther von Hagens, Institut für Plastination, Heidelberg, www.koerperwelten.de)

Corpos em ato sexual fazem parte de mostra sobre ciclo da vida

Gunther von Hagens e display que mostra corpos em ato sexual (Foto: Gunther von Hagens, Institut für Plastination, Heidelberg)

Ampliar imagem

O anatomista alemão Gunther von Hagens, conhecido pelo uso de cadáveres na concepção de obras de arte, voltou a provocar polêmica nesta quinta-feira ao inaugurar em Berlim uma exposição sobre os vários estágios da vida humana, na qual está incluída uma cena de sexo.

Composta por mais de 200 cadáveres (submetidos ao controvertido processo de conservação desenvolvido por Von Hagens, conhecido como "plastinação"), a exposição "O Ciclo da Vida" retrata estágios da vida humana que vão do nascimento à velhice, usando para isso cadáveres de recém-nascidos, adultos e pessoas idosas.

Mas foi a cena em que os corpos de um homem e de uma mulher são usados para simular uma cena de sexo que despertou críticas.

Dorothee Bär, especialista em Mídia do Partido Democrata-Cristão, da chanceler Angela Merkel, qualificou a cena como "uma falta de gosto repulsiva" e disse que "torce" para que o público boicote a exposição.

O professor de Teologia Rainer Kampling, da Universidade Livre de Berlim, afirmou que a simulação do ato sexual entre os corpos demonstra que "não há mais limites". A Igreja Católica tem sido uma das maiores críticas das exposições promovidas pelo médico, que já passaram por diversos países.

O anatomista rebateu críticas de que estaria promovendo a pornografia e rompendo códigos éticos.

Nossa exposição se chama O Ciclo da Vida, e nela mostramos tudo, desde a concepção até a morte", afirma Von Hagens. "Morte e sexo são temas tabus. Eu coloco os dois juntos. A morte faz parte da vida, e sem sexo a vida não existe."

Body Worlds (Foto: Gunther von Hagens, Institut für Plastination, Heidelberg, www.koerperwelten.de)

Projeto Body Worlds está sendo exibido em vários países

Von Hagens afirmou ainda que as pessoas cujos cadáveres foram utilizados na obra permitiram por escrito que seus corpos fossem expostos simulando um ato sexual. O homem teria morrido aos 51 anos de câncer pulmonar, e a mulher, aos 58 anos. Os dois não se conheceram quando vivos.

"Nos formulários de doação, dois terços dos homens e um terço das mulheres concordaram que seus corpos fossem usados para representação de um ato sexual."

'Plastinação'

Na exposição, os corpos são colocados em posições que reproduzem cenas de várias atividades humanas. Alguns praticam esportes como salto em altura, outros tocam instrumentos.

No processo de conservação desenvolvido por Von Hagens, conhecido como "plastinação", os cadáveres são tratados com cerca de 200 quilos de silicone, durante um complicado procedimento que levou mais de quatro mil horas para ser concluído.

Na técnica da plastinação, que foi inventada por Hagens nos anos 70, os líquidos dos tecidos corporais são extraídos e substituídos por uma substância plástica especial.

Body Worlds (Foto: Gunther von Hagens, Institut für Plastination, Heidelberg, www.koerperwelten.de)

Von Hagens desenvolveu técnica especial para conservar corpos

Von Hagens traz sua mostra a Berlim oito anos depois da última apresentação na cidade. Na época, a exposição atraiu mais de 1,3 milhões de visitantes.

Em Heidelberg, onde O Ciclo da Vida esteve por quatro meses até o fim de abril, 300 mil pessoas visitaram a exibição. A mostra fica em cartaz na capital alemã até 30 de agosto. Atualmente, outras exposições do projeto estão ocorrendo em Grã-Bretanha, Espanha, Israel e em duas cidades americanas.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/05/090506_berlimcorposml.shtml

3 comentários:

  1. Galera, Trocamos de servidor de streaming, pois muitos estavamos com problemas, então solicito aos parceiros amigos a troca de codigo do player da rádio, ok? Agradeço a compreensão, valeu pela força!
    http://depositfiles.com/files/6r4r9yu0b

    ResponderExcluir
  2. Amigos, Na intenção de Melhorar os serviços de streaming .. infelizmente ainda continuava tendo quedas .... Vamos mudar novamente o codigo para os players. Preciso então configurar tudo de novo, pois vai mudar a porta e o ip. Quem puder avisar os parceiros ..... Valeu por quem sempre pode me ajudar! Meu sincero agradecimento ... Novo Codigo players http://depositfiles.com/files/ehk0q1ngu

    ResponderExcluir
  3. Amigos, agora a troca do player é definitiva, solicito então a todos os parceiros que transmitem a radio Web Stay Rock Brazil que troquem o código de transmissão em seu player ou blog, OK? Novo Código fonte http://www.mediafire.com/?239ldqr25dswnf9

    ResponderExcluir