sábado, 9 de maio de 2009

CICLO "ALAIN RESNAIS" DE 05/05 À 14/06/09


CICLO "ALAIN RESNAIS"
Mostra de Filmes em DVD – De 05/05 à 14/06/09

Filmes/Datas:
- “HIROSHIMA MEU AMOR” – De 05/05 à 10/05
Sinopse :Hiroshima Meu Amor é um dos mais aclamados filmes da história do cinema. Neste seu primeiro trabalho de ficção, o diretor francês Alain Resnais criou uma elaborada narrativa cinematográfica para contar a história de uma atriz francesa (Emmanuelle Riva) que está em Hiroshima para participar de um filme sobre a paz. Durante as filmagens, a atriz acaba se envolvendo com um arquiteto japonês (Eiji Okada) que sobreviveu ao bombardeio. Ele a faz relembrar seu primeiro amor, um soldado alemão que conheceu em Nevers, na França, no final da Segunda Guerra. Toda a ação de Hiroshima Meu Amor é entrecortada por estas lembranças e o tempo presente

- “ANO PASSADO EM MARIENBAD” – De 12/05 à 17/05
Sinopse : Ambientado em um hotel europeu, este filme tem três personagens principais: 1) o Narrador, que faz o voice-over do filme; 2) a Mulher, por quem o Narrador é obcecado; e 3) o Outro Homem, com que a Mulher veio para o hotel. O Narrador fala repetidamente para a Mulher, que eles passaram o ano anterior juntos e implora que ela parta com ele. A Mulher se mantém dizendo que desconhece o que ele está falando, mas seu comportamento demonstra o contrário. Enquanto isso, a presença do outro Homem no hotel, complica a vida da Mulher e do Narrador. Este filme, não delineia os personagens nem tem argumento como tradicionalmente conhecemos, mas é considerado um filme intelectualmente e emocionalmente engajado. Em primeiro plano, assistir a essa obra, nos faz contemplar e a perguntar: Será que entendi algo? Num segundo plano, o filme nos dá consciência: das nossas próprias confusões emocionais, nossos anseios conflitantes e das nossas recordações nebulosas. Seu lançamento em Cannes, causou furor na imprensa e na crítica mundial, fato este que foi encarado com extrema naturalidade pelo diretor. Experimental e único.

- “STAVISKY” – De 19/05 à 24/05
Sinopse : O irresistível charme e talento de Serge Alexandre, conseguem fazer com que, na pele de Stavisky, um escroque, Serge esteja sempre cercado de muitos amigos, dentre eles, membros influentes da elite industrial e política francesa do começo dos anos 30. Mas quando seu grande golpe, envolvendo milhões de francos, é exposto, o resultado é um escândalo que quase tem como consequência uma guerra civil.

- “MURIEL” OU “O TEMPO DE UM RETORNO” – De 26/05 à 31/05
Sinopse : O diretor Alain Resnais faz um novo mergulho pelos meandros da memória, pondo lado a lado passado e presente, realidade e imaginação, para contar a história de um grupo de pessoas na cidade de Boulogne, no início da década de 1960. O enredo centra-se nos personagens de uma viúva e seu jovem enteado ambos às voltas com difíceis lembranças que lhes perturbam o passado. Um antigo amor da juventude volta à vida da mulher e espanta o tédio de sua existência. Já o rapaz é assombrado por memórias de uma atrocidade que testemunhou durante a guerra da Argélia, quando uma jovem chamada Muriel foi torturada até a morte.

- “MEU TIO DA AMÉRICA” – De 02/06 à 07/06
Sinopse :Henri Laborit é um notável professor e sociobiólogo que expõe sua teoria do comportamento humano - a sobrevivência, a luta, recompensas e castigos, a ansiedade - ao intervir na narrativa das histórias de vida de três persongens. René (Gerard Depardieu) é gerente de uma empresa que passa por enxugamento de pessoal; Janine (Nicole Garcia) é uma atriz que tem um amante, e cuja mulher está à beira da morte; Jean (Roger-Pierre) é um escritor e político em ascensão que enfrenta as encruzilhadas vida.

- CURTAS: GUERNICA / AS ESTÁTUAS TAMBÉM MORREM / NOITE E NEBLINA / TODA A MEMÓRIA DO MUNDO / O CANTO DO ESTIRENO – De 09/06 à 14/06
*Neste programa serão exibidos os primeiros curta-metragens do diretor que acabaram chamando atenção da crítica e do público no início dos anos 50.

Ciclo "Alain Resnais" - Horário : 18:30 h (De Terça à Domingo) - Entrada Franca

Sobre o diretor ALAIN RESNAIS: Alain Resnais nasceu em Vannes, França. Seus primeiros curtas-metragens destacaram sua criatividade e lhe permitiram ser encorajado pelo produtor Anatole Dauman. Filmes como "Guernica" (1950), "Nuit et Broulliard" (1955), "Toute la mémoire du monde" (1956) ou "Le chant du styrène" (1957) impressionaram inclusive seus amigos da Nouvelle Vague, como os diretores François Truffaut e Jacques Rivette que já o consideravam um mestre. Com seus primeiros longas-metragens, "Hiroshima, Mon Amour" em 1959 e "Ano Passado em Marienbad”em 1960, ele adquiriu renome mundial sendo considerado pela crítica mundial até hoje como um dos melhores diretores do cinema francês.

Apoio : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)/ Embaixada da França (RJ)/ Aliança Francesa (Belém)

http://espacomunicipalcineolympia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário